Gréia da Semana 08/03/99
O boi do Náutico
(Terceiro capítulo)
O Náutico pagou o boi e o Santa pagou o pato!

No primeiro clássico pós-boi, o Náutico pegou o Santa Cruz de jeito e ganhou de 1x0. Ao que parece, foi mesmo o fim da urucubaca dos timbus. O time jogou bem e ganhou, coisa que não acontecia desde última conjunção de Mercúrio, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

A torcida, alegre feito pinto na bosta, comemorou a vitória cantando e greando com os tricolores: "Boi, boi, boi, boi da cara preta..."

O treinador do Santa, Givanildo, não agüentou a gréia e pediu demissão logo depois do jogo: "Chega! Vou embora! Não dá pra competir com o boi do Náutico! Principalmente com essa tuia de boi-véio que trouxeram pra jogar aqui no Santa!". Os jogadores Mancuso e Paulinho McLaren, que já passaram dos 18 faz um tempinho, protestaram: "Véio nada! A gente é antigo!"


O treinador do Náutico, alheio a essa história de boi, estava muito feliz com a atuação do time: "Nós jogamos com raça, comendo a grama! Principalmente Marco Aurélio, que foi um touro!"

Alex Carioca, que correu que só a bexiga-lixa, estava feliz com o resultado mas reclamava da marcação do time do Santa: "Parecia uma vaquejada: toda vez que eu botava a bola na frente e ganhava na corrida, alguém me puxava pelo rabo!".

Ao final do jogo, como sempre fazem depois de cada vitória do time, botaram a sirene do Náutico pra tocar. O som, porém, estava muito diferente: em vez do som tradicional de sirene, um barulho rouco e abafado ecoava pelo bairro dos Aflitos. Parecia mais um mugido...

Uniboi?
Treze? Não era o Botafogo não?

09/03/99
Pra quem acredita nessa história de boi, o feitiço tá mais forte do que se esperava. É que o Unibol, sétimo colocado no campeonato, empatou com o Sport em 0x0 e com isso o Náutico assumiu a liderança isolada do Pernambucano 99.

Apesar do show de bola do baixinho Miltinho, do Unibol, e do goleiro Bosco, do Sport, que fez milagres, teve rubronegro que teimou em culpar o boi do Náutico pelo fracasso do Sport: "Foi catimbó, sim senhor! Foi macumba desse povo do Náutico!". A Gréia, por via das dúvidas, foi ouvir Pai Edu:

A Gréia - Pai Edu, o que é que o boi do Náutico tem a ver com esse empate do Sport com o Unibol?
Pai Edu - O boi do Náutico? Com o Unibol? Nada!
A Gréia - Nadinha mesmo?
Pai Edu - Ah, rapaz... peraí... o nome do time é Unibol? Com "L" no fim?
A Gréia - É.
Pai Edu - Eita, danou-se! Eu pensava que era Uniboi...
A Gréia - Ah, bom... Então tá explicado!.

10/03/99
O Santa Cruz foi goleado pelo Treze da Paraíba por 4x2, no estádio do Arruda, e deu adeus à Copa do Brasil. Para alguns alvirrubros que estiveram no estádio secando o tricolor, isso ainda é resultado do efeito-boi: "Eles desclassificaram a gente na cagada, com um gol contra! Mas o boi é grande, e agora a gente se vingou!". A Gréia, democrática como sempre, foi ouvir o treinador interino do Santa:

A Gréia - E aí, seu Marcos? O que foi que aconteceu com o time?
Seu Marcos - "A culpa foi do juiz: o primeiro gol do Botafogo foi impedido, o segundo foi falta no nosso goleiro, o terceiro não foi gol e o quarto foi gol da gente, mas o juiz deu pro Botafogo! Ele ainda deixou de dar cinco pênaltis a nosso favor e expulsou dois do nosso time! Foram onze do Botafogo contra nove da gente! Assim não dá!"
A Gréia - Mas seu Marcos, não era o Botafogo não. Era o Treze!
Seu Marcos - Treze??? Então a covardia foi maior ainda! Tá vendo só? Quatro a menos! Se eu soubesse tinha tirado o time de campo!

Leia também o primeiro e segundo capítulos da novela do boi


A GRÉIA
Retorna