Ânus 1 - Número 3 Um jornal a serviço da peitica Recife, fevereiro de 1996


Corre, que lá vem o Carnaval !
Governador do Rio vai dar uma bola
Juiz apanha em Ipanema por não marcar pênalti
Urgente !
O pobrema é os êrro
Paca Babaca
A GRÉIA, atrasada, elege os melhores de 1995
Pesquisa DataGréia
Filmes na TV
Propagandas
Glossário
Expediente

Corre, que lá vem o Carnaval !

Taí uma coisa que eu gosto: Carnaval. E o Carnaval de Pernambuco é mesmo uma maravilha. Tem frevo, maracatu, caboclinhos, troça, urso, e muita gréia.

Em Olinda tem um porrilhão de blocos legais: o Homem da Meia Noite, o Segura a Coisa, Elefante, Pitombeira, o Eu Acho É Pouco, A Porta, O Cachorro do Homem do Miúdo, a Mulher do Dia (que vive dando em cima do Homem da Meia Noite) e os infantis que são uma gracinha, como o Segurucuzinho e o Eu Acho é Pouquinho. A festa começa logo na sexta à noite, com o tradicional bloco Combufas na Folia, patrocinado pelo SINDPEIDEI. O Bloco sai do mercado do Cagadouro, por volta das 22 horas, depois que todo mundo comeu aquela feijoada! E eu tô lá todo ano, que eu não sou besta de perder. Até porque tenho muitas afinidades com o tema do bloco, seja ele gasoso, sólido, ou até mesmo líquido, em casos extremos.

Em Recife, tem o Galo da Madrugada -madrugada só no nome, porque só sai às 10 da manhã- , que arrasta mais de um milhão de pessoas (mentira arretada, mas vá lá que seja; não saiu no Guiness ?). No domingo tem o Timbu Coroado, que sai da sede do Náutico e arrasta um número cada vez maior de foliões a cada ano. Tem tanta coisa no Carnaval de Pernambuco que nem dá pra lembrar de tudo; a única coisa que não sai da minha memória de jeito nenhum é aquela unha encravada que eu tinha, e que foi espremida e depois extraída a cru no desfile do Galo do ano passado. Até hoje lateja!

Bom, tem também o Carnaval de Boa Viagem... Não é que ele seja ruim, é até bonzinho. Mas é que tem os trios, que fazem uma zoada infernal e tocam umas músicas enjoadinhas (porém muito criativas) que têm sempre o mesmo refrão: aê-eô-eô-aê. E tem os blocos dos trios, que funcionam mais ou menos como na Bahia: se você quiser entrar num bloco daqueles, tem que pagar uma fortuna! Você compra um kit-besteira e ganha uma camiseta, um boné e um mamãe me acode, que é um pau com umas tirinhas na ponta pra ficar você ficar balançando feito um otário. Mas fica bonitinho... não é ridículo, não. Afinal, é Carnaval! Ah, e ganha também o direito de se esfregar naqueles seguranças cheirosos e educados que eles têm. Só tem uma coisa ruim: nem pense em paquerar alguém do lado de fora do cordão...

Uma amiga minha se engraçou de um cara que tava na calçada espiando o bloco, e fez sinal (com os olhos, que era a única coisa que se mexia), chamando o cara pra brincar com ela. Ao se aproximar dos seguranças, o coitado levou uma porrada tão foderosa que foi bater depois dos arrecifes. No outro dia, deu no jornal que um sujeito foi atacado pelos tubarões por estar surfando na praia. Que injustiça! Tirando essas coisinhas poucas, o Carnaval de Boa Viagem é bonzinho. Dá até pra ir. Pra esse ano, importaram uma tal de dança da garrafa. Muito cuidado, que ela é perigosíssima: a pessoa que escorregar vai gastar as pregas da cara com uma cauterização, ou até mesmo uma cirurgia de reconstituição anal. Além de ser muito desagradável desfilar por aí com uma garrafa pendurada no oritimbó...

Abu Zadim tá é disfarçando: ele é puto com o Carnaval de Boa Viagem.

Governador do Rio vai dar uma bola

Marcello Alencar disse, recentemente, que é capaz de fumar maconha pra pôr fim a toda essa discussão sobre a descriminação da erva. "Só provando, pra saber se faz mal ou não". A população está esperançosa, apesar de saber que não se deve acreditar em promessa de político. Mas se Alencar fumar mesmo, quem vai sair lucrando é o contribuinte; afinal, os cofres do estado não vão mais financiar viagens para o governador, que agora vai poder viajar de graça.

Juiz apanha em Ipanema por não marcar pênalti

(Rio de Janeiro) - O juiz de futebol de praia João Erva-doce, o Sativa, levou o maior cacete no último domingo. Isso porque não apitou um pênalti numa peladinha em frente ao Posto 9. Até aí tudo bem, que isso é normal (não levar cacete, mas sim deixar de marcar pênalti). A justificativa que ele deu é que foi bem interessante: "Que foi pênalti, foi. Mas eu era doido de apitar ali, bem na hora que a polícia ia passando? Iam pensar que eu tava dando o sinal pra galera do fumo. Eu ia apanhar na delegacia. Mas foi pior: levei cacete do mesmo jeito e a polícia ainda flagrou a turma com a bola na mão..."

Urgente !

Do ministro Sérgio Motta, em O Globo do dia 7/2, a respeito da possibilidade de reeleição de FHC: "Já estou tendo sonhos eróticos com a reeleição".
Abu Zadim pergunta: Isso é um governo ou uma suruba?

O pobrema é os êrro

O Jornal do Commercio de Recife entra para a história, ao assassinar o português e mudar a Geografia... Tá lá na edição de 09/01/96. E na primeira página!... "Os 29 pastores brasileiros da Igreja Universal do Reino de Deus que se encontram em Honduras, capital nicaraguense, terão que deixar o país nos próximos dias". O JC conseguiu duas coisas espantosas: transformar Honduras em cidade, e ainda mudar a capital da Nicarágua de Manágua para Honduras, sem que nenhum nicaragüense (com trema) soubesse.

Já na edição de 14/01/96, na página 24 do caderno de Ciência e Meio Ambiente, tem a seguinte manchete : "Excassez d'água chega ao fim". Sabemos que escassez é falta, mas excassez não é demais ? Pois é; enquanto a excassez d'água chega ao fim, a abundância de erros continua...

No encarte do novo CD de Marina, [Abrigo] - por sinal, não sei pra que essa peitica desse nome entre colchetes - tem escrito graças à Deus. Isso mesmo: à, com uma crase enorme. É uma mania arretada que esse povo tem de botar crase em todo canto. Do trema ninguém gosta, pobrezinho... Mas a danada da crase é feito nariz. Tem gente que adora meter onde não deve.

A GRÉIA não tem revisor, e quem quiser que fique catando erros por aqui. Se achar, azar! Como o nome mesmo diz, isso aqui é uma gréia, não um jornal.
Quando virem algumas cagadinhas por aí, já sabem: botem na GRÉIA...

Paca Babaca

Garanta o seu lugar no melhor bloco do Carnaval do Recife! Compre já o seu Kit-Babaca, por apenas R$ 1.500,00 à vista, ou em três vezes de R$ 1.200,00. Ganhe grátis um boné-Babaca, uma camiseta-Babaca e um brinde especial de 2.537 pontos no GréiaClub.

Este ano o bloco Paca Babaca sairá com um tema inspirado no mestre Falcão: "Como tem gente besta no mundo!" Você não vai querer ficar de fora, vai ?

A GRÉIA, atrasada, elege os melhores de 1995

Futebol

Qual foi o melhor time de 95 ? O Botafogo ? O Santos ? Não... claro que só poderia ter sido o NÁUTICO. Depois de perder o campeonato pernambucano para o excelente time do Santa Cruz, fez uma brilhante campanha na segunda divisão. Pegou uma chave fortíssima, onde estavam América-RN, Moto Clube, Ceará, Remo e Tuna Luso. Ser o lanterninha absoluto foi só uma questão de azar, e isso não tira os méritos do time que foi o grande destaque do ano que passou. Portanto, o Náutico fica sendo - com muita justiça - o melhor de 95. Pra não dizer que estamos de marcação...

Música

Uma escolha muito fácil. A GRÉIA elegeu a música "Feliz Natal", interpretada por Simone, como a melhor de 95. O coralzinho entoando "...Mururoa..." foi demais, não foi? Isso sem falar no "amor como um todo". A interpretação de Simone faria John Lennon corar de vergonha. Indagada sobre o que achou do "banho" que seu marido levou da brasileira, a viúva de Lennon respondeu: "Yoko isso ?".

Pesquisa DataGréia

Resultado da pesquisa realizada com os leitores de A GRÉIA sobre o destino do Náutico em 96:

Vai ser hexa-vice 45%
Nem isso 23%
Nem sabiam que o Náutico ainda existia 17%
Não responderam 5%


No próximo número, o DataGréia divulga a pesquisa feita com o tema "Tem coisa mais desmoralizada do que contra-mão de pista local da Av. Agamenon Magalhães?".

Filmes na TV


A PASTA ROSA
Elementos periculosos tentam disfarçar o mau hábito (digo, mau hálito) escovando os dentes com uma linda pasta rosa. Mas quanto mais tentam, maior fica a fedentina. Superprodução de 1995, com João Bafo-de-onça e mais 300 protagonistas. Podridão e sacanagem. No H-TV, o seu canal da Agamenon.

ONZE HOMENS E UM DESTINO
Filme chato e sem surpresas. Mais uma história sobre um certo time de futebol de Recife que, aliás, vocês já devem imaginar qual é. O destino, também... Canal 5, TV Pentasat.

FARINHELI (IL IRRITATO)
Continuação de "Nunca te vi, mas vai te lascar", esse filme conta a vida de um rapaz sem saco, que vivia irritado e praguejando por ser obrigado pelos pais a vender farinha na feira de Peixinhos. A vingança dele era dar grito no ouvido dos outros. Mas o pessoal gostava, já que ele tinha uma voz até boazinha. Só que teve um cara que disse que ele cantava igual ao Édson Cordeiro. Farinheli suicidou-se.

Aguarde. Vem aí...

Suplemento infantil

Glossário

Gréia - Brincadeira, gozação, zombaria, zona, risadagem histérico-coletiva. Oritimbó- Furico, fiofó, brioco, oiti, ânus. Porrilhão - Quantidade muito grande. Peitica - Frescura, chatice, implicância. Foderosa - De lascar, arrombante, forte. Caviloso - Que tem cavilação. O que vem a ser parecido com peitica, mas é diferente. Depois a gente explica.

Expediente
(Segunda a sexta, das 13 às 19 h)


A Gréia é uma publicação greante, peiticante e cavilosa, de periodicidade devezenquandal.