DANDO O BOOT
30-09-1999

Maratona Multigréia

Uma das (muitas) coisas que me deixam abusado são esses sites em que você tem que se cadastrar pra poder mandar um simples e-mail. Como o do Multishow. E são tantas as informações que eles exigem de você que só muita vontade de obter uma informação faz você prosseguir. A minha pergunta nem era tão importante, mas eu decidi ir adiante. Só pra ter raiva e poder comentar com alguém depois.

Tive que enfrentar um formulário com uns 357 campos de preenchimento obrigatório (o nome da avó é opcional), entre os quais o endereço de minha casa. Foi tanta coisa que eu fui obrigado a informar, que simplesmente me esqueci do que queria perguntar. Por outro lado, algumas coisas que vi escritas por lá não saíram da minha cabeça:

O formulário começa com uma advertência: "Os itens assinalados com a * são de preenchimento obrigatório". (O que seria "a *"? A asterisca?) E termina com um quadrinho pra você marcar: "Sim, desejo receber informações à respeito da programação da Globosat". À respeito???

Bom, pelo menos eu não perdi meu tempo perguntando nada. Já a leitora Renata, que há um mês enfrentou esta mesma maratona pra mandar um e-mail, até hoje está esperando a resposta.

Pessoal do Multishow, paciência tem limite. Essa confusão toda pra gente poder mandar um e-mail e vocês não respondem? Um site como esses estraga a imagem...

Tecnologia de ponta

Um leitor - que não quer se identificar - pergunta: "Abu, o que é tecnologia de ponta?". E eu respondo: Sei lá! Deve ter algo a ver com gaia. Afinal — dizem — é essa a tecnologia empregada na fabricação dessas placas de som fajutas que já vêm "onboard".

E quem não deu?

Alguns greantes vêm escrevendo, desde que a Conexão Web está no ar, só pra peiticar com o nome desta seção. Como eu faço de conta que não é comigo, eles insistem: "Dando o boot, é?", "Não tem vergonha não? dar o boot na frente de todo mundo?" e "Dar o boot dói?" são as perguntinhas mais freqüentes.

Estranha essa preocupação com o boot alheio... Mais estranha ainda se levarmos em conta que todo mundo que é da área certamente já deu o boot algumas vezes na vida — querendo ou não. Vai me dizer que você nunca deu? Ah... deu sim... confesse! Pode até não ter gostado, mas que deu, deu...

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia