DANDO O BOOT
28-08-2003

Os novos sujismundos

Você já deve ter notado: se você vai ao cinema encontra restos de pipoca, copos descartáveis e todo tipo de sujeira no chão e nas cadeiras; se vai ao banheiro de um restaurante fino, fica com impressão de que entrou num daqueles banheiros móveis instalados nas ruas durante o carnaval, tamanha a imundície; se pega seu ônibus pra ir trabalhar, alguém com o desodorante vencido fica junto de você e levanta os braços pra se segurar; se você prestar atenção direitinho enquanto dirige, sempre tem um motorista do seu lado "limpando o salão" com a maior naturalidade do mundo ou jogando lixo pela janela. Tem muita gente que não tem a mínima noção de higiene e, claro, na internet não poderia ser diferente.

Há uns 30 anos surgia o Sujismundo, um personagem criado especialmente para uma campanha educativa do Governo Federal. O sujeito simplesmente ignorava as noções básicas de higiene: vivia sem tomar banho e espalhava lixo por todo canto. Três décadas depois surgem os novos Sujismundos, os sujões do mundo virtual, quem também não conhecem as noções básicas de higiene da Web. Assim como o seu irmãozinho da vida real, o Sujismundo do mundo virtual é antes de tudo um preguiçoso: tem preguiça de dar uma geral nos e-mails que responde e tem preguiça de limpar as centenas de textos que repassa pros outros, causando uma terrível poluição visual e abusando da paciência da gente.

Aqui vão algumas dicas pra você reconhecer um "novo Sujismundo":

1. Ao repassar um e-mail, o Sujismundo nem liga pros sinais de maior (os terríveis ">>>") que alguns softwares (talvez criados por outros Sujismundos) incluem em cada linha do texto, por padrão. Preguiçoso que é, normalmente não presta atenção no resultado final daquilo que está mandando pros outros. Quando presta, nem liga pra sujeira, pois quem vai ler não é ele;

2. Além de não se preocupar com os tais sinais de maior, o sujeito também não dá a mínima se os e-mails dos destinatários vão ser exibidos ou não. E como está acostumado a mandar e-mails pra todo o seu imenso catálogo de endereços o resultado é uma sujeira total pra quem vai ler: um zilhão de nomes e e-mails, outro zilhão de ">>>", fazendo rolar a página trocentas vezes até chegar na mensagem propriamente dita. Um prato cheio pros spammers e um desafio à nossa capacidade de manter a boa educação. :/

3. O Sujismundo é tão preguiçoso, mas tão preguiçoso, que, ao responder qualquer e-mail, mantém todo o texto original - ainda que só uma linha fosse suficiente pro coitado do outro lado entender a resposta.

Eu poderia dar (no bom sentido) mais algumas dicas, mas acho que já tá bom, não tá não? Você talvez já tenha identificado pelo menos um sujismundo virtual, que enche o seu saco todo dia mandando toneladas de e-mails imundos que não dá nem vontade de ler. Se você não liga pra essas coisas, tudo bem, deixe pra lá; mas se acha que essas coisas incomodam, tome uma atitude! O melhor a fazer é escrever pro sujeito e reclamar. Mas se você é daqueles que ficam meio sem jeito de fazer isso, há outra opção: repassar esse texto pra eles, assim como quem não quer nada, pra ver se eles se mancam. Só peço uma coisa: se vai repassar, por favor não dê uma de Sujismundo também. Não deixe os e-mails ali pra todo mundo ver e tenha cuidado pro texto não seguir cheio de ">>>". A humanidade agradece. ;)

Abraço greante e inté mais.