DANDO O BOOT
27-04-2000

Se funcionasse era bom

Lá vou eu, todo contente, cadastrar a home page de um amigo em alguns sites de busca. "É facinho, deixa que eu faço", eu disse a ele.

Como ainda eram oito da noite, horário de multimedição, decidi tentar a conexão através do Super11. Enquanto eu janto o discador do GetRight trabalha — pensei. Pois eu jantei, tomei banho, assisti Arquivo X, e o danado lá, discando... discando... e nada de conectar. A mensagem era sempre a mesma, me acusando de não saber configurar a rede dial-up (mas foram eles mesmos que me mandaram um arquivinho com as configurações. Não mexi em nada!) Desisti e me conectei pelo meu provedor mesmo, que entende meu papo dial-up. Aliás, já faz dias que me cadastrei pelo Super11 e ainda não consegui conexão por ele. Agora entendi o porquê do coelho: é que a ligeireza é tanta que gente não consegue chegar junto.

Consigo conexão, mas muito lenta. Culpa dos ruídos na linha telefônica. Já fiz três reclamações à Telemar. Nas duas primeiras, foi detectado um defeito no tronco não-sei-de-onde, de responsabilidade deles. Detectaram mas não resolveram o problema. Pelo menos nenhuma das pessoas com quem falei no 104 sabia responder se alguma providência tinha sido tomada. "É que não fica registrado aqui, senhor". Que gracinha, né não?... Na terceira reclamação a história já mudou. Agora o defeito é no tronco do condomínio do edifício onde moro. Aquele mesmo, novinho, trocado há três meses. Deixo pra reclamar mais depois, que a paciência anda curta. Telemartírio, me aguarde!

Aos trancos e barrancos consigo carregar a página do danado do Altavista. Mas não consigo cadastrar a home page de meu amigo, pois o Altavista respondeu ao meu pedido de inclusão com um convite pra voltar outra hora. É que eles estavam sobrecarregados, e tal e coisa e coisa e tal. Chega! Vou ao banco!

Digito agência, conta e, obviamente, senha. Aquela senha que tive que pedir por telefone e que — justiça seja feita — chegou em 48 horas. Na primeira tentativa deu erro. Eu digitei tudo direitinho, tenho certeza. Mas tento novamente, vai ver que as letras eram maiúsculas e eu digitei minúsculas. Digitei de novo e aí lascou tudo. A página ficava lá... carregando... carregando... a paciência se esgotando e ela lá... carregando... carregando... até que eu dei stop. Recarreguei a página, digitei tudo de novo e a história se repetiu. Nem um "volte outra hora que a gente tá é ocupado", nem uma satisfaçãozinha. Só aquela demora. Desisto. Vou dormir. É mais rápido ir ao banco e ficar na fila, como antigamente. Coisa complicada essa tal de Internet.

Abu Zadim, editor-geral de A Gréia,
nunca entendeu uma coisa: por que nada funciona direito neste mundo?