DANDO O BOOT
25-11-1999

Seria o moto-contínuo?

Um sujeito cisma de sair de férias, manda um e-mail para avisar um amigo e ativa o magnífico recurso de "resposta automática" oferecido pelo seu provedor (seu não, dele). O tal amigo, por coincidência, sai de férias um dia antes. Como o provedor dele também tem o maravilhoso recurso de "resposta automática", ele vai lá e ativa. E agora? O que você acha que aconteceu?

1. Nada, porque o provedor do primeiro deu um probleminha e não mandou o e-mail.

2. Nada, porque o provedor do segundo ativa o serviço manualmente, o cara que fazia isso também entrou de férias e não botaram ninguém no lugar dele.

3. Como tudo funcionou como deveria, criou-se um moto-contínuo: a mensagem do primeiro chegou à caixa postal do segundo, cujo provedor enviou como resposta automática um e-mail com o conteúdo "estou de férias, volto já". Ao bater na caixa postal do primeiro, a resposta foi respondida - também automaticamente - e um novo e-mail com a frase "estou em gozo de merecidas férias" foi enviado à caixa postal do segundo. E assim se passaram trinta dias... Ao final das férias, os dois amigos (que por sinal se encontraram em Natal) tiveram uma terrível surpresa: deram de cara com um zilhão de e-mails entupindo suas caixas postais e um aviso do provedor: "Como é que vocês conseguiram fazer isso?"

E então? Já pensou no que pode ter acontecido? Mande sua resposta que na próxima semana a gente conversa.


Gréia lunar

Isso é que é gréia! Meu amigo Janjão acaba de repassar pra mim o seguinte e-mail que caiu (provavelmente da lua) na caixa postal dele:

"Dia 08 de dezembro, prepare-se para ver um espetáculo inédito, jamais visto na terra. É que uma empresa americana, a MOONLIGHT Laser Enterprises inc., está finalizando um projeto para escrever mensagens com poderosos canhões de raio laser, usando como tela a superficie da lua".

Gostei da gréia! Escrever na superfície da lua com canhão de raio laser é pra se lascar de rir, né não? Mas de lascar mesmo é já ter gente planejando estar acordado às 3h da madrugada do dia 8 de dezembro pra assistir ao inesquecível espetáculo.

O e-mail (que não é assinado) ainda traz a seguinte informação: "Detalhes técnicos sobre o empreendimento, como o projeto dos três canhoes laser de 2 MW cada, estarão disponíveis na semana do evento no site da empresa, assim como detalhes de como a empresa ganhou uma disputa judicial para a exploração do satélite natural da terra".

O site da tal empresa é o http://www.moonlight.com. Passa lá pra conferir. Aproveita o embalo e já vai planejando como vai fazer pra assistir. Depois me diz como foi, que eu quero saber!...


Abu Zadim, editor-geral de A Gréia, agradece ao assíduo leitor Fábio Gomes pela colaboração nessa história de moto-contínuo.