DANDO O BOOT
25-04-2002

Abaixo o mouse!

Como eu odeio esse tal de mouse! Há cinco anos tive a minha primeira tendinite, causada por esse miserável, e agora lá vem ela de novo - mais uma vez por culpa dele.

Em 1997 eu tive que dar uma (no bom sentido) de webdesigner - função que abandonei em pouquíssimo tempo, devido à minha absoluta falta de talento. E naquela época o pessoal dava mais valor às imagens do que ao conteúdo dos sites. Era até engraçado: um texto com uma informação importante era preterido em favor de uma imagem sem graça qualquer. Mas isso já é outra história.

Pois bem, por conta dessa necessidade absurda de "figuras" nos sites, eu passei uns três meses trabalhando com edição de imagens, usando (e me abusando) com o Corel e o Paint Shop Pro. Resultado: tendinite braba. Tive que imobilizar o braço e passei quase um mês sem poder trabalhar direito. Fiquei traumatizado, e hoje só uso o mouse quando é absolutamente indispensável. Programa que não seja gráfico e que precise de mouse pra funcionar, eu tô mandando pra... bem... pra lixeira!

Incrível a falta de bom senso de alguns desenvolvedores, que não vêem que o mouse deve ser apenas um acessório, um facilitador, e não um complicador. O uso do mouse deve ser opcional, e não obrigatório. Não é possível que ainda haja gente que não entende isso! Imagine um sistema qualquer, que "rode" fora da Web. É bem natural que se possa fazer o cursor passar de um campo pra outro com a tecla TAB, não é não? Pois tem gente que não acha. Há sistemas por aí (bem carinhos, por sinal) em que a gente é obrigado a usar o mouse pra passar de um campo pra outro. Acredite! Parece brincadeira, mas não é. E foi justamente um sisteminha como esses, miserável de malfeito, que me deixou assim, com tendinite de novo. :/

É por isso que gosto tanto do Pegasus! Não quero outro programa de correio eletrônico. Além de quase não precisar usar o mouse, o Pegasus é esperto demais, faz coisas fantásticas, com ele a gente pinta e borda, faz e acontece. Com o Cavalo do Cão nem o diabo pode! Eu sou doido pelo Pegasus e se tivesse que pagar por ele pagaria feliz, contente e satisfeito! Bem... mas isso também já é outra história, que fica para um outro dia. ;)

Só pra terminar: queria ter escrito a respeito da "avalanche" de comentários no Boot da semana retrasada, mas a vontade de reclamar e praguejar contra o mouse foi maior. Só quem já passou por isso sabe como uma dorzinha chata no braço deixa a gente abusado. Faz mal não, né pessoal? Semana que vem tem mais. Em todo caso, a gente pode conversar aqui no Boot. A coluna tá quase virando um forum mesmo! :)

Inté mais!

Siuviço: Pegasus Mail - www.pmail.gen.nz