DANDO O BOOT
24-08-2000
Cuidado com o enter

A TIM e a BCP lançaram, faz um tempinho, um eficiente serviço de mensagens pela Internet. É facinho e rapidinho: a gente chega lá, digita a mensagem e pronto. Foi. Já mandei uma tuia e todas chegaram ao destinatário — que muitas vezes era eu mesmo, claro, que eu tinha que ver se funcionava ou não. Que funciona, funciona, mas como minha maior diversão é futucar as coisas pra achar defeito (e normalmente eu acabo achando), terminei encontrando assunto pro Boot de hoje.

Em ambos os sites, a caixa de texto onde se digita a mensagem não tem quebra automática de linha. O sujeito vai escrevendo, escrevendo, o texto vai ficando comprido, comprido, e a barra de rolagem, tadinha, ficando cada vez menor. Aí o sujeito não resiste e dá um enter pra quebrar a linha, por pura intuição.

Se for no site da TIM lá vem problema: cada enter que é dado na mensagem original termina se transformando num par de pontos de interrogação antes de chegar ao celular de destino. E uma afirmação pode chegar como uma pergunta, fazendo a maior confusão. Como? Imagine que você tivesse querido tirar seu amigo alvirrubro do sofrimento na noite da última terça-feira e mandasse pra ele a mensagem "O Náutico ganhou do Vila Nova. Já acabou o jogo em Goiás" e tivesse dado um enter depois da palavra Nova, pra arrumar o texto na caixinha. A mensagem chegaria assim: "O Náutico ganhou do Vila Nova?? Já acabou o jogo em Goiás". Resultado: em vez de tranqüilizar o seu amigo, só iria aumentar o sofrimento dele. E logo agora, que alvirrubro tá sofrendo um tiquinho menos...

No site da BCP esse problema não acontece, mas lá tem umas mensagens de erro que são uma gréia. Se você, por exemplo, não digitar o número do telefone, aparece um deselegante "Esqueceu de especificar o Número do Telefone" na sua cara. E é assim pra qualquer coisa que você deixe de informar, ou melhor, "especificar". Podiam ser mais gentis, nera não? Depois, cá pra nós, especificar é lasca! :)

Por falar em mensagem via Internet, eu queria que alguém me explicasse qual é a vantagem de ter um celular que mande mensagem. Duvido que alguém tenha saco de sair clicando trocentas vezes em cada teclinha pra escrever uma besteirinha de nada. Melhor telefonar logo. Esse povo tem cada uma!

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia