DANDO O BOOT
21-03-2002

Ser chato é...

Antes de mais nada, quero dizer que nós nunca somos chatos. Chato é sempre o outro. Por isso fico à vontade pra falar do que é ser chato, já que esse assunto não diz respeito nem a mim nem a você. ;)

Há muitos tipos de chato, mas hoje eu quero falar de um tipo muito chato de chato: o chato dos e-mails. Ser chato "via e-mail" é...

• Ter o costume de mandar e-mails pra um bocado de gente ao mesmo tempo. O chato adora fazer isso, principalmente quando essa pobre gente não pediu pra receber os e-mails que ele manda.

• Deixar visíveis as caixas postais dessa gente azarada, que além de ter que rolar a tela umas trocentas vezes pra ler a mensagem (normalmente chata), ainda corre o risco de ter seu endereço de e-mail nas mãos dos "spammers" - esses outros chatos.

• Responder a este tipo de e-mail dizendo que achou ruim, que não gostou, e enviar a resposta para todos os infelizes que tiveram o azar de cair na lista - em vez de só para o chato original, que foi quem mandou o e-mail e era quem merecia a reclamação (e umas porradas também).

• Ser impessoal nos e-mails. Já observou que o chato jamais se dirige a você? Ele apenas repassa aquelas mensagens abusadas (mas que ele achou o máximo) e pronto. Nem um "oi, rapaz!" o chato escreve nos e-mails que espalha todo dia. Mas nem podia, né? Se o chato fosse cumprimentar cada um dos seus "amigos", perderia muito tempo - e o tempo é precioso para o chato pois quanto mais tempo ele tiver, mais e-mails chatos ele manda.

• Sempre encaminhar e-mails como arquivos anexados. Chato que se preza não facilita as coisas pra quem vai ler os e-mails que ele manda. Por que mandar as mensagens como texto simples dentro do corpo do e-mail, se isso vai poupar as suas vítimas de um cliquezinho a mais? Nem pensar!

• Repassar todo e qualquer tipo de corrente. Das que prometem dinheiro por cada e-mail passado adiante (normalmente pra ajudar uma "pobre menininha" que nem nome tem) até as que pretendem alertar o mundo contra os perigosíssimos xampus e sabonetes que contêm o terrível lauril sulfato de sódio.

• Não perceber que tudo isso é chato.

Isso tudo é muito chato, é verdade. Mas há quem diga que chato mesmo é não poder passar uma semana sem reclamar de nada. Como um certo chato que eu conheço... ;)

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia.