DANDO O BOOT
20-07-2000
E-mail Phone? Vade retro!

Mais leseira na Web! Já está funcionando o inútil "E-mail Phone Telemar", resultado de uma parceria entre a Telemar e o iG.

Na conta telefônica do mês recebi o meu e-mail e senha provisórios e, apesar de nem pensar em vir a usar o tal e-mail, cismei de dar uma conferidazinha. Só pra peiticar. Configurei o Pegasus direitinho, com e-mail, senha e pop3 e mandei checar se tinha mensagem pra mim. Veio foi uma mensagem de erro acusando senha inválida. Digitei a senha novamente, dessa vez em minúsculas, e deu inválida novamente. Fui lá na conta telefônica e vi que no verso estava escrito "Para utilizar este novo serviço basta acessar o Portal IG no endereço www.ig.com.br/telemar e cadastrar-se". E eu que pensei que já estava tudo cadastrado direitinho...

Mas eu quis ver até onde esse negócio ia. Entrei na página de cadastramento e descobri que o tal e-mail não funciona como um e-mail normal, é um endereço que funciona exclusivamente para redirecionamento. Para usar o e-mail com o número do seu telefone, você tem que ter um e-mail no iG pra então redirecionar as mensagens do primeiro pro segundo. Muito prático e descomplicado, né não? Mas a praticidade e descomplicação não param por aí. Espia só:

Ao tentar fazer o cadastro, lá vem a bomba: depois preencher 357 campos (meu CPF inclusive) e clicar num botão que me levaria à próxima página do cadastro (o que diabos ainda poderia faltar?), aparece a mensagem cheia de graça: "OPS! O e-mail que você escolheu, já está sendo utilizado por outra pessoa. Volte para a tela anterior e escolha um outro e-mail". Com a paciência numa peinha, voltei à página anterior. Sabe o que aconteceu? Todos os 357 campos que eu preenchi haviam sido apagados. Aí eu me arretei! Paciência tem limite!

Rapaz, já vi muita leseira por aí, mas essa é demais: a besteira começa pelo nome (por que Phone e não Fone?) e termina na completa inutilidade do serviço, que só serve mesmo pra fazer propaganda (pra mim, negativa) das duas empresas. Aliás, pra não ser injusto, esse serviço até que é útil sim: facilita a ação dos spammers. Agora basta abrir a lista telefônica e lá estarão milhares de vítimas em potencial, com nome, sobrenome e até endereço completinho. Quer dizer; isso pra quem for besta de cair numa arapuca dessas.

E-mail Phone Telemar? Vade retro! De graça ainda sai caro! E como eu já disse num Boot antigo aí: prefiro injeção na testa!


Abu Zadim é editor-geral de A Gréia