DANDO O BOOT
19-10-2000
Spam de novo

Agora deu! Eu já tava acostumado com os spams, já tinha aprendido a ignorá-los, mas agora me zanguei de novo. São tantos e tão idiotas que eu me peguei pensando no que poderia fazer pra sacanear com os spammers também. E tive uma idéia que acho que vai chateá-los o tanto quanto eles me chateiam. Daqui a pouco eu digo qual é.

Tem gente que manda um spam educado, pede desculpas pela intromissão e diz pra gente não se preocupar, que a mensagem será enviada apenas uma vez. Esse até que não chateia muito, vá lá que seja, dá pra ler e ver do que se trata. Mas todos os outros tipos de spam são extremamente irritantes — ainda bem que tenho um filtro muito do abusado, que barra a maioria deles. Normalmente o spammer é um covarde, pois não se identifica. Ou melhor, até que se identifica, dando o endereço do site para o qual está fazendo o spam. Mas o e-mail pra resposta ele não divulga. Pra completar a falta de ética (e o excesso de mau-caratismo) os spammers agora estão acrescentando no final dos e-mails esse brilhante texto:

"Esta mensagem e enviada com a complacencia da nova legislacao sobre correio eletronico, Secao 301, Paragrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Titulo Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este E-mail nao podera ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido. Para ser removido de futuros correios, simplesmente responda indicando no Assunto: REMOVER."

Não pode ser considerado spam? É como dizer que "os sem-terra baleados neste país não podem ser considerados vítimas de assassinato desde que as balas possam ser removidas". Cretinice pura. E sem graça nenhuma.

Mas eu como sou muito do abusado, já venho pondo em prática o meu plano anti-spam — que pode não resolver o problema, mas que chateia, chateia. Primeiro eu vou à página que patrocinou o spam e vejo lá qual o e-mail da empresa. Depois pego este e-mail e saio cadastrando numa tuia de sites por aí, desses que aceitam o cadastramento de qualquer caixa postal e passam a utilizá-la nos seus spams. Né arretado não? A gente perde um tempinho mas se diverte. Pena que eu não esteja lá pra ver a cara deles. :)

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia