DANDO O BOOT
17-08-2000
A culpa não é minha

Há meses que minha conexão com a Internet é uma porcaria. Quando eu mais preciso, a danada empaca feito mula e não tem quem faça ela andar. Desconecto, conecto novamente, e nada. O jeito é esperar e tentar de novo mais tarde.

Uma vez mandei um e-mail pro UOL, querendo saber o porquê da lentidão. Depois de uma resposta automática e uma reclamação, eles me responderam decentemente:

"É possível determinar a causa da lentidão testando a resposta do servidor. Siga os procedimentos abaixo para a verificação." E sugeriram que eu desse o ping. Isso mesmo: como se não bastasse dar o boot toda quinta, me mandaram dar o ping também! Fosse outro, teria respondido com um bocado de desaforos, mas eu não. Como eu tenho um amigo que vive dando o ping, eu sei que não tem problema. Fui lá e dei o ping. O resultado foi um monte de "Esgotado o tempo limite do pedido".

Pelas instruções que recebi no e-mail do UOL, o problema deveria ser de interferência na linha telefônica. Começo então a ligar para a Telemar, reclamando. De lá pra cá já vieram aqui umas cinco ou seis vezes e, como era de se esperar, jamais resolveram o problema. Na primeira vez, disseram que o problema era num tronco não-sei-do-quê, não sei onde. Que era responsabilidade da Telemar e que eles resolveriam. Como não resolveram, liguei de novo. O problema continuava sendo num tronco não-sei-do-quê. Mas resolver, que é bom, nada.

Na terceira vez já disseram que o problema era dentro de minha casa (apesar de ninguém na Telemar saber se o tal tronco não-sei-do-quê tinha sido consertado). Troquei tudo que era fio e tomada da minha casa mas não adiantou. Em seguida veio um técnico aqui e disse que o problema era interno. Depois que viu que não era, disse que era no tronco do edifício. Pode até não ser, mas que parece chute, parece. Aí eu me arretei e desisti. De lá pra cá, ora está tudo bem, ora está tudo mal. E como não há a quem recorrer, fica tudo por isso mesmo.

A Telemar diz que a culpa não é dela e pronto: a gente que se vire. E sabe que ela tem razão? Num país em que o presidente não lê o que assina — e ainda diz que a culpa não é dele — quem é besta de assumir culpa de alguma coisa?

Saravá!

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia