DANDO O BOOT
14-12-2000

Nem Pelé nem Maradona

Eita peitica arretada! Nunca vi tanta frescura junta quanto nessa eleição de melhor jogador do século. Primeiro que a eleição em si já é uma grande leseira; depois, só fizeram essa confusão toda porque o resultado da Internet não foi o que eles — dirigentes da Fifa — queriam.

Numa das duas eleições promovidas pela Fifa, onde votaram dirigentes e ex-jogadores, Pelé venceu folgado com 72,7% dos votos. Di Stéfano ficou em segundo, com 9,75%, e Maradona foi o terceiro com 6%. Na outra, porém, o negócio foi diferente: para surpresa e frustração da cartolagem, na eleição via Internet deu Maradona, com 53,6%. Pelé ficou em segundo com 18,5%.

O resto é aquilo que a gente já sabe: frescura daqui e de lá, premia ou não premia, o cara é um drogado, Pelé é bonzinho, o que é que a gente faz agora... Relutaram, relutaram, mas terminaram premiando: Pelé e Maradona dividiram o título de melhor jogador de futebol do século. Só que Maradona foi proclamado vencedor do prêmio Fifa Internet — sim, Internet, é bom deixar bem claro, a Fifa não tem nada a ver com isso, é coisa de internauta irresponsável e desinformado.

A peitica já tinha até esfriado, mas a americana Sports Illustrated inventou de botar o dedo no suspiro dessa turma (no bom sentido, claro) e decidiu fazer uma nova eleição pra servir de tira-teima. E Maradona começou na frente, disparou com 66% dos votos e parecia que ia ganhar mais uma. Mas algum brasileiro esteve por lá, viu aquilo e enlouqueceu: disparou e-mail pra tudo quanto foi lado, pedindo pelamordedeus pra votarem em Pelé, que não deixassem Maradona ganhar de novo, que Pelé era quem merecia, e tal e coisa e coisa e tal (eu mesmo recebi esse e-mail umas quinze vezes). O resultado foi que Pelé virou o jogo em poucas horas e na madrugada desta quinta-feira já estava na frente, com 52%, segundo a Veja On-line.

Ô povo besta, meu Deus! Pensei em votar em Maradona só pra peiticar, pra ver se esse povo deixa de fazer tanto esparro por causa de uma eleiçãozinha à-toa, mas terminei desistindo. Primeiro porque não vou perder meu tempo com essa leseira; depois porque o melhor jogador do século não foi nem Pelé nem Maradona. Foi Dedeu, do Náutico.

É cada uma mesmo... :/


Abu Zadim é editor-geral de A Gréia