DANDO O BOOT
07-10-1999

Spam? Eu nem ligo mais

Até bem pouco tempo eu ficava soltando fogo pelas ventas quando recebia um spam. Era como se fosse um insulto, uma ofensa grave. Pior do que me convidar pra um pagode. Tinha vontade de mandar uma resposta desaforada de volta com um arquivo de 5MB atachado. Porém, depois de muita raiva seguida, parei pra pensar e vi que era frescura minha. Há coisas muito mais importantes pra gente ter raiva — como o (des)governo FHC, por exemplo, que gasta uma fortuna com publicidade enquanto muito hospital público não tem dinheiro nem pra comprar esparadrapo.

Claro que é irritante receber e-mails de quem você nunca ouviu falar, fazendo propagandas de coisas que você absolutamente não precisa ou oferecendo chances imperdíveis de ganhar dinheiro. Mas é praticamente impossível evitar que eles cheguem, portanto é melhor relaxar e aproveitar pra dar boas risadas.

Discução encomoda, sim

Alguns spammers são uns autênticos caras-de-pau. Negam o spam até a morte! Outros são meio analfabetos, escrevem cada coisa que só vendo pra acreditar. E tem spammer que consegue ser as duas coisas. Vê só que maravillha eu recebi na madrugada desta quinta-feira:

"Isto não é um SPAM, pois seu e-mail esta em uma lista de discução, porém, esta mensagem você receberá somente uma vez, se estamos encomodando você, não se preocupe, esta será a primeira e úlmtima vez.".

Discução encomoda, sim. E essa tuia de vírgulas também. Mas que é engraçado, é. Né não? E o tal e-mail termina assim:

"E faça parte você também da comunidade que mais cresce na internet no Brasil. Dezenas de milhares de pessoas não podem estar erradas".

Como não? É tu nada, estrela! Dezenas de milhões não estavam erradas em 89, 94 e 98, quando votaram nos Fernandos? Quanto mais dezenas de milhares...

Só queria agradar

Sempre que recebo um spam, respondo. Afinal, não custa nada tentar ser agradável. Pra quem quiser fazer como eu, aqui vai uma resposta que mandei pra um sujeito aí na semana passada:

> Prezado(a) senhor(a)
Diz aí, mermão!

> É com imenso prazer que a nossa empresa
> comunica as últimas novidades de interesse
> do público em geral no nosso site

E é?

> Afinal, quem já nasceu pioneiro tem por
> obrigação andar sempre na frente

Então tá. Vai na frente que eu vou atrás, logo ali, bem coladinho. Mas cuidado pra não parar de repente...

> Reafirmamos, ainda, nossa pretensão de atuar
> em parceria com o cliente; algo além
> de apenas uma relação comercial

Êpa! Peraí, rapaz! Tá me estranhando, é? Eu tava brincando! É melhor guardar uma certa distância.

Não tenho certeza, mas acho que ele não gostou. Nunca mais me mandou outro e-mail...

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia