DANDO O BOOT
07-06-2001
30 horas de aperreio Um dia desses meu amigo Célio veio me visitar. Conversa vai, conversa vem, e lá pelas tantas ele me dá aquele susto: "Esqueci de pagar a Telemar!" Telemar? Só de ouvir esse nome já pude imaginar a confusão que estava por vir. E veio mesmo, só que desta vez a culpa não foi dela, tadinha, justiça se faça. O problema foi com o banco 30 horas de aperreio.
Vamos pagar pela Internet? Vamos! Como eu não era nem doido de deixar Célio botar a mão no meu micro, resolvi fazer tudinho pra ele.
— Tá com o boleto aí, não tá? Então diz pra mim o código de barras!
— Como é que eu vou dizer o código de barras? Não sei decifrar aquelas listrinhas não.
— Não, Célio. Tô falando do número. Esse aí junto do código do banco. Dita pra mim.
Enquanto ele procurava o número, a tela de pagamento de contas se abriu.
— Não acredito!
— No quê?
— Vou ter que digitar isso tudinho?
— Tudinho o quê?
— Código da ficha de compensação, cedente, número do documento...
— E o que é que tem?
— Como o que é que tem? Nos outros bancos basta a gente digitar o código de barras e pronto.
— E é?
— É!
— Ah, mas aqui é assim.
— Então tá. Vamos logo pra não perder muito tempo.
Depois de digitar trocentos números a gente recebe uma mensagenzinha pra lá de sacana, mais ou menos assim: "Não foi possível efetuar a transação. Tente em outro horário". Fiquei furioso.
— PQP!
— O que é isso, rapaz?
— Raiva! Como é que pode uma coisa dessas?
— Que coisa?
— A gente passa meia hora digitando um milhão de números pra depois receber uma mensagem dessas?
— É mesmo. Mas fazer o quê? O sistema tá fora, né?
— E daí? Um mínimo de respeito ao usuário faria com que essa mensagem aparecesse logo no início. Tá fora do ar? Então não abra essa porcaria de tela de pagamento!
— Então mais tarde a gente tenta, né?
— Eu mesmo não! Qual é o valor da conta?
— Trinta reais.
— Tá com o dinheiro aí?
— Tô!
— Então me dá que eu pago pelo meu banco.
Cinco minutos depois eu não só tinha pago como já tinha emitido o comprovante pra ele.
— Toma!
— Rapaz, que ligeireza! Obrigado!
— De nada! Da próxima vez vê se não esquece de pagar a Telemar.
— Esqueço não. Por falar em Telemar, você soube como ficou complicado o atendimento automático que eles implantaram?
— Não, Célio. Mas eu juro que não quero nem saber. De raiva basta essa que eu tive agora...
Abu Zadim, editor-geral de A Gréia, é pedavida com essas coisas.