DANDO O BOOT
06-12-2001

Baixo calão, é?

Se há uma coisa que eu não costumo fazer é escrever palavrão. Não que eu não fale, até que falo (no bom sentido) muito. Mas escrever eu não escrevo, pois acho deselegante. Quando a gente fala — dependendo da ocasião — tudo bem, até porque o som vai embora logo. Mas quando a gente escreve é diferente, O danado fica lá pra sempre, não vai embora de jeito nenhum, basta a gente passar o olho no texto que ele tá lá. Então, melhor não escrever — a não ser quando é estritamente necessário, como hoje. Pra quem não gosta de ler palavrão, um aviso: hoje tem três aqui no Boot.

Tudo começou quando passeava num armazém de construção aqui no Recife. Passei a vista numa porta de madeira bem bonita, que me chamou a atenção, e então fui lá olhar o nome do fabricante. Adivinha! Fuck S/A! Esfreguei os olhos pra ver melhor, mas era isso mesmo: Fuck. E tinha até site: www.fucksa.com.br.

Ao chegar em casa, curioso, fui ao registro.br saber quem foi o gaiato que registrou o dominio fuck.com.br primeiro. Sim, se a empresa não estava usando este domínio, alguém deveria estar. Que nada! Sabe por que a Fuck S/A não pôde usar o domínio fuck.com.br? Lá vai a explicação que encontrei no próprio registro.br: "Este domínio não pode ser registrado por tratar-se de uma palavra de baixo calão".

Se a empresa é brasileira, o domínio está no Brasil, e se aqui "fuck" não é palavrão, por que não pode? Injustiça. Se fuck.com.br não pode, como é que liberam foda.com.br? (escrevi pequenininho porque fiquei meio sem jeito, apesar de ter avisado). Pois é, o domínio foda.com.br existe e foi criado em 22/04/1998.

A Fapesp precisa ver direitinho esse negócio. A Fuck S/A não pôde ter o próprio nome no domínio porque utilizaria uma palavra de baixo calão. Que eu saiba não há nenhuma empresa chamada foda, mas o domínio foi liberado assim mesmo. Acho que o problema tá na língua — o preconceito é contra o maldito português: foda pode, fuck não pode. Eu, hein?

Bem, já que é assim, lá vai outro aviso — desta vez pros escrotinhos de plantão: os domínios xoxota.com.br e xereca.com.br não foram considerados de baixo calão. O primeiro já agarraram (só dá leso...) mas o segundo ainda está de bobeira. Quem chegar primeiro pega a xereca! (.com.br, claro).       :)

Abu Zadim, editor-geral de A Gréia,
pede desculpas pelo uso de palavras de baixo calão no Boot de hoje. Mas se a Fapesp liberou, tá liberado