DANDO O BOOT
06-02-2003

CompliCaixa

Lá pelo final de dezembro eu descobri que os Cartões Caixa finalmente estavam oferecendo aos seus associados o que o nosso HiperCard já vem oferecendo há quase dois anos: consulta on line para a movimentação de compras e para o extrato do mês. Todo animadinho, cliquei sobre o link pra ver como é que deveria fazer pra usar o serviço. Perdi metade do entusiasmo quando vi que tinha que pedir uma senha especial, que seria enviada pelo correio. Não sei por que pelo correio. Não podia ser por e-mail não? Claro que não, se simplificar, complica. "É por questões de segurança". Segurança é? Tá bom. Vou esperar. Pra quem nunca pôde usar essas coisas, não é problema esperar mais um tiquinho.

O prazo para a chegada da bendita senha era de sete dias. Deu sete, deu oito, deu nove (sempre no bom sentido, claro) e nada da danada chegar. Lá vem problema! Mais um caso de competência indisponível, certamente. Lá fui eu ligar para a Central de Atendimento ao Cliente...

— Caixa Cartões, bom dia!

— Bom dia.

— Eu gostaria de saber o que foi que houve, pois eu solicitei minha senha da internet há uns dez dias e até agora nada.

— O seu endereço está correto?

— Deve estar, pois eu tenho recebido todos os extratos ultimamente.

— Então só nos resta pedir uma nova senha, que deverá chegar na sua casa em sete dias.

A fulana nem procurou saber o que houve e foi logo dizendo que tinha que pedir outra. Aí eu me abusei e provoquei:

— Não, não precisa pedir outra senha não, vai demorar mais. Não dá pra mandar a mesma que eu pedi não? Aquela que já tá pronta mas não chegou...

— Infelizmente não, senhor. Tenho que pedir outra.

— Então tá. Eu não sei a quem você vai pedir não, mas peça. É o jeito né? Só tem uma coisa: diga lá a quem você for pedir que não deixe de mandar não. Eu tô querendo receber.

Não sei se foi preguiça, agonia pra desligar logo ou se ela notou que eu tava tirando onda da cara dela:

— Mais alguma coisa, senhor?

— Não. Só quero que a minha senha chegue.

Eu ia chatear mais, mas deixei pra lá. Oito dias depois eu ligo de novo.

— É sobre a minha senha da internet que não chegou ainda.

— Pois não, senhor. O seu endereço está correto?

— Olhe, o endereço está correto sim. E chega correspondência de ruma lá na minha casa. Vocês é que não estão mandando esse negócio e ficam dizendo que estão.

Eu doido que ela perguntasse o que era "ruma", mas ela não perguntou.

— Senhor, deve estar havendo algum problema na entrega.

— Pois pra mim o problema deve ser na saída.

— Eu posso pedir outra senha.

— De novo? Tá bem, peça. Fazer o quê? Eu sei que não vai chegar mas peça assim mesmo.

Foi quando eu me arretei e decidi escrever pra lá. Mandei um e-mail meio abusado pro webmaster (sim, porque na página dos Cartões Caixa não há um e-mail sequer para contato), reclamando da falta de competência em enviar (ou seria em gerar?) uma simples senha pelo correio. Passaram-se mais uns quinze dias — e nada da senha chegar, claro — até que um funcionário da Caixa ligou pra mim. Disse estar sabendo do problema e me prometeu que até a quarta-feira, dia 5, ele estaria resolvido. Esperei.

Quarta-feira, dia 5 de fevereiro. Oito e quinze da manhã o celular toca.

— É da Caixa Cartões, senhor!

— Pois não.

— É sobre a sua senha da internet.

— Imaginei.

— O senhor pode anotar?

— Anotar? E não vem pelo correio não?

— Não. Eu vou dar agora.

Tomei um susto danado, mas ela logo se apressou em explicar que se tratava da senha.

— Mas é uma senha provisória, que o senhor vai usar uma vez só e vai ter que trocar.

E assim aconteceu: contrariando todas as expectativas, previsões e procedimentos de "segurança", ela me deu (no bom sentido, claro) a bendita senha por telefone mesmo. E no prazo previsto pelo outro funcionário — o que é mais incrível! Finalmente pude usar o serviço, depois de quase um mês e meio, e consultar o extrato do mês que vem antes que ele chegue pelo correio. Se é que vai chegar...

Se não foi eu choche!

Ô povo enrolado! Eu, hein?

Siuviço
(pra quem quiser se aperrear)
www.caixacartoes.caixa.gov.br