DANDO O BOOT
04-11-1999

Computador: a coisa mais irritante do mundo

Ah, não acha não? Então me diz uma coisa mais irritante! (Só não vale pagode, música sertaneja nem bundaxé).

Computador é sinônimo de aperreio, estresse e fúria. Por qualquer coisinha essas pestes deixam de funcionar direito e não há quem resolva o problema. Você pode reinstalar todos os softwares — incluindo o Windows, obviamente — quantas vezes quiser que não dá resultado. Pode tentar a assistência técnica que ela também não vai resolver. E não é incompetência não (tá bem... às vezes é) é que essas geringonças eletrônicas só são perfeitas quando o assunto é deixar o dono azuretado.

Se você não quiser perder a sua paz, se não desejar sentir vontade de jogar o computador do 8º andar nem correr o risco de ter um enfarte, JAMAIS mexa nele se não for por um motivo muito importante. Não toque no infeliz se não for extremamente necessário. É que mexer num computador sem necessidade é cutucar a Lei de Murphy com vara curta: "Se algo pode dar errado, dará".

Eu só uso esse negócio porque é o jeito. Ruim com ele, muito pior sem ele.

A preguiça é uma coisa triste

Tem gente que adora passar adiante tudo o que recebe por e-mail: piadinhas, reportagens quilométricas, correntes ou avisos de que "o mundo vai se acabar se você não repassar esta mensagem para duzentos conhecidos seus". Até aí tudo bem. O danado é a preguiça que esse povo tem de organizar os textos que manda. Não dói, não mata, não custa nada nem afeta a sexualidade de ninguém. Se não for preguicite aguda, chego a duvidar se querem mesmo que a gente leia o que eles mandam.

É verdade que a culpa, em parte, é dos próprios softwares. O Netscape Messenger, por exemplo, pode ser configurado pra não encher de ">>" os forwards. Já o Outlook não tem cristão que configure: é ruim e acabou-se.

É por essas e outras que eu uso o Pegasus e aconselho todo mundo a usá-lo também. É bom e é de graça. Porém, se alguém preferir gastar 20 dólares em vez de deixar a preguiça de lado, uma ótima dica é usar o software TextCleaner, sobre o qual Kenedy Michiles escreveu na Caixa de Ferramentas aqui mesmo no Conexão Web.

Quando eu repasso um e-mail pra alguém é porque acho que será útil ou pelo menos divertido. Faço questão de limpar e organizar todo o texto, para que fique agradável de ser lido. Por isso, se alguém me manda um e-mail cheio de ">>" ou todo desarrumado, simplesmente clico no botaozinho "deletar" e pronto. Nem leio.

Faça isso você também. A gente pode não mudar o mundo, mas um dia esse povo deixa de preguiça!

Abu Zadim é editor-geral de A Gréia e já tá ficando demente de tanto ter raiva de computador